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CDJBC e Seduc realizam diálogo entre Selo UNICEF e Busca Ativa Escolar

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A manhã desta quarta-feira, 07, foi de partilha entre os profissionais que fazem acontecer nos municípios duas importantes estratégias de promoção aos direitos de crianças e adolescentes: o Selo UNICEF e a Busca Ativa Escolar (BAE). Durante o encontro virtual, coordenadores operacionais da BAE, articuladores e mobilizadores de educação do Selo UNICEF trocaram experiências e conheceram mais a fundo as intersecções entre as duas metodologias.

A realização foi do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), CDJBC, parceiro implementador do Selo UNICEF em Sergipe, Bahia e Minas Gerais, e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O evento contou com a presença da coordenadora do UNICEF nos estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Helena Oliveira; da especialista em Educação do UNICEF, Verônica Bezerra, da coordenadora da Busca Ativa Escolar em Sergipe, Rute Rosendo; e da coordenadora do Selo UNICEF em Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Joilda Aquino.

“Nós, realizadores e parceiros implementadores acompanhamos e apoiamos os munícipios, garantir a produção e disseminação de insumos técnicos e realizamos formações técnicas. Mas são vocês nos seus municípios que efetivamente implementam as estratégias, tanto da Busca Ativa Escolar, quanto do Selo UNICEF. São os municípios que, por meio da implementação de políticas públicas de qualidade, conseguem efetivamente melhorar as condições de vida e desenvolvimento de cada menino e cada meninas”, destacou Joilda Aquino.


Políticas Públicas e oportunidades

Uma das vidas transformadas pelas ações de promoção dos direitos de crianças e adolescentes dos municípios foi a do psicólogo e pedagogo Leonardo Siqueira. “Sou resultado das políticas públicas efetivas em meu município”, resumiu o jovem profissional, que iniciou sua trajetória de protagonismo juvenil por meio da política de assistência e de educação e hoje é Articulador do Selo UNICEF em Aquidabã.

“Aquele menino negro da zona periférica se tornou psicólogo e pedagogo. O meu trabalho em defesa dos direitos de crianças e adolescentes é uma maneira de expressar minha gratidão e retribuir aos meninos e meninas o que recebi a anos atrás, pois a educação é uma prática que tem como principal objetivo desenvolver as habilidades e/ou competências do ser humano”, completou Leonardo, transmitindo uma mensagem de esperança aos colegas.

Busca Ativa e Selo Unicef: Intersecções

Lagarto, município que foi certificado na edição passada do Selo UNICEF, reduziu a taxa de abandono do ensino fundamental de 3,3 em 2016 para 1,7 em 2019.  “Atualmente, a equipe que acompanha a estratégia no município é composta por 9 pessoas, que atuam visitando as famílias em várias comunidades, de porta em porta, com o intuito de diminuir a evasão escolar e de conscientizar os pais de alunos de que o lugar de seus filhos é na escola”, conta a coordenadora Operacional da BAE no município, Anne Rose Oliveira.

“Conseguimos realizar a rematrícula de mais de 50% dos meninos e meninas que estavam fora da escola. Das 163 crianças e adolescentes em idade escolar que se encontravam fora da escola em Lagarto, 82 já tiveram devolvido seu direito de estudar”, destaca, completando que a equipe da BAE permanece atuando para erradicar o abandono e a evasão escolar no município.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) cujo objetivo é estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Em Sergipe, 56 municípios participam da iniciativa, e serão acompanhados até 2024 pela equipe do UNICEF e do CDJBC a partir da avaliação, monitoramento e o suporte técnico para apoiar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Busca Ativa Escolar  

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia de enfrentamento à evasão e ao abandono escolar cujo objetivo é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O Estado de Sergipe, por meio da Seduc, aderiu à iniciativa, assim como os 75 municípios sergipanos.

UNICEF e parceiros de 18 estados lançam campanha de incentivo à vacinação infantil

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Apresentação será no dia 26 de janeiro e irá disponibilizar diversos produtos de comunicação para prefeituras e outros órgãos
 

Para aumentar a cobertura vacinal de crianças e combater a desinformação sobre as vacinas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros técnicos que atuam em 18 estados brasileiros, vão lançar a campanha de incentivo à vacinação infantil “Vá sim, Vacine! Ame, proteja, vacine nossas crianças”.  O lançamento e apresentação da campanha serão realizadas nacionalmente e de forma virtual, no dia 26 de janeiro, às 10h, pelo canal do UNICEF Brasil no Youtube. Em Sergipe, o Selo UNICEF é implementado pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).

A partir de 2015, conforme dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, as coberturas vacinais começaram a cair no Brasil, colocando o país em alerta para o perigo do retorno de doenças evitáveis. Para se ter uma ideia, a cobertura da vacinação contra a poliomielite caiu de 98,3% em 2015 para 70,2% em 2021.

“Na primeira infância, as crianças recebem vacinas que protegem contra várias doenças. O declínio nas taxas de vacinação coloca milhões de crianças e adolescentes, no Brasil e em todo o mundo, em risco de doenças perigosas e evitáveis”, explica Francisca Maria Andrade, especialista em Saúde do UNICEF. “É preciso reverter este cenário, oferecendo serviços de qualidade e acessíveis, disseminando informações corretas e incentivando as famílias a vacinarem as crianças”, completa.

A partir do lançamento da campanha, diversos produtos de comunicação, como VTs e spots, além das artes para camisas, bonés, cartazes, folderes, cards para redes sociais estarão disponíveis para download na biblioteca do site do Selo UNICEF (selounicef.org.br) e poderão ser reproduzidos e impressos por prefeituras e outros órgãos interessados.

A campanha “Vá sim, Vacine!” busca contribuir para o aumento da cobertura vacinal sensibilizando tanto a população quanto as equipes de saúde, assistência social e educação dos 2.023 municípios brasileiros que participam do Selo UNICEF, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao participar do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes: Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Amapá, Pará, Tocantins, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. A implementação acontece em parceria com organizações da sociedade civil espalhadas pelo Semiárido e Amazônia: APDMCE, Asserte, CDJBC, Instituto Formação, Instituto Peabiru e Visão Mundial.

Alcançar os meninos e meninas que mais precisam por meio do Selo UNICEF só é possível graças ao apoio de doadores individuais, parceiros institucionais e empresas doadoras. A edição atual conta com apoio da Associação Brasileira de Municípios (AMB), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Consórcio Amazônia Legal, Consórcio Nordeste, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). São parceiros no Semiárido Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel e Governo do Ceará; e na Amazônia Energisa, Equatorial Energia, RGE e Governo do Maranhão. O Selo UNICEF ainda conta com parcerias estratégicas junto a B3 Social, Instituto Claro, Itaú Social e Grupo Profarma. Visite selounicef.org.br.

CDJBC seleciona OSC para processo de Formação e Assessoramento gratuito

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O Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC, torna público o processo de identificação e seleção de 10 Organizações da Sociedade Civil (OSC) que desejem participar do processo de Formação e Assessoramento em torno da Lei 13.019/2014 (e suas alterações), bem como, de orientações voltadas às questões específicas de cada entidade selecionada, como por exemplo: regularização de CNPJ; Ata de Fundação, Eleição e Posse de Diretoria; atualização de Estatuto; e outras demandas próprias da organização.

Para participar do processo de seleção, a Organização precisa se inscrever entre os dias 21 e 28 de março de 2022 via link do Google Forms: https://forms.gle/MvHd7QsQQKAeqaVL8.

Coletivos e grupos não formalizados (sem CNPJ) também podem participar do processo seletivo.

Prorrogado prazo de inscrição para Assessoria Gratuita a Organizações da Sociedade Civil

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O CDJBC prorroga até 12 de abril de 2022 as inscrições para Organizações, Associações Comunitárias, Movimentos e Coletivos (formalizados ou não) que queiram ou necessitem de Assessoria voltada para questões de regularidade da organização, como: situação de CNPJ, Ata de Fundação, Ata de Eleição e Posse, atualização de Estatuto e/ou outras.

Inscrições no link: https://forms.gle/MvHd7QsQQKAeqaVL8

UNICEF e IPREDE ofertam Cursos gratuitos sobre Água Saneamento e Higiene para a Prevenção e Controle da COVID-19

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Encontros de bate papo sobre os cursos foram realizados com representantes de municípios de Sergipe, Bahia e Minas Gerais nos dias 22 e 24 de março

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) estão ofertando dois cursos gratuitos EAD sobre Água Saneamento e Higiene (ASH) no contexto de convivência segura na escola. São eles: “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas unidades de saúde para prevenção e controle da covid-19”  e Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas Escolas para a Prevenção e Controle da COVID-19. 

Voltados para profissionais de educação, saúde, proteção social e saneamento básico, os cursos são requisitos obrigatórios para os municípios que participam do Selo UNICEF Edição 2021 – 2024.

Com o objetivo de sensibilizar os atores municipais a realizar os cursos, a equipe do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) promoveu uma roda de conversa, nos últimos dias 22 e 24 de março, com articuladores, mobilizadores e técnicos das áreas de saúde, educação e assistência social.  A Organização Social é o parceiro implementador do Selo UNICEF nos Estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Os encontros de bate papo contaram com a presença de Raul Guerrero, consultor de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF para o semiárido, e de Valderez Aragão, consultora de Saúde do Selo UNICEF para Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Vale destacar que, os cursos não se limitam aos municípios participantes do Selo UNICEF, de modo que qualquer pessoa interessada nos temas pode fazer sua inscrição.

Prevenção à covid-19 nas escolas

Com dez horas de conteúdo, o curso Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas Escolas para a Prevenção e Controle da COVID-19 traz informações voltadas para a comunidade escolar a fim de reforçar as medidas de prevenção e controle à covid-19 como: a lavagem das mãos, o distanciamento social, o uso de máscaras e outros equipamentos de proteção individual, a ventilação, a limpeza e higienização dos ambientes, a gestão da água e dos resíduos sanitários, etc. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site https://prevescolacovid19.unicef.iprede.org.br/.

Prevenção à covid-19 nas unidades de saúde

O Curso “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas unidades de saúde para prevenção e controle da covid-19”  é voltado prioritariamente para profissionais da saúde, contudo, aborda conteúdo que pode interessar a outras áreas. O objetivo é potencializar as medidas de prevenção e controle à covid-19. “A formação, de 15 horas, é bastante detalhada e agrega os conteúdos a respeito da prevenção e controle da COVID e outras infecções” completa Valderez Aragão. Para se inscrever, basta acessar o site https://prevsaudecovid19.unicef.iprede.org.br/

Intersetorialidade e articulação garantiram alta adesão em Itatim

O município de Itatim, na Bahia, teve uma participação intensa em ambos os cursos, totalizando 286 inscritos. Para a articuladora do Selo UNICEF no município, Gilmair Nogueira da Silva, o segredo da alta adesão está nas ações articuladas entre os gestores e no diálogo constante e contínuo entre e intra secretarias e equipamentos municipais.

“A alta adesão é fruto de uma boa articulação, mas também do apoio da gestão e do uso de todas as ferramentas de que dispomos em tempo hábil, por entendermos que é preciso compartilhar, multiplicar informação. É devido a uma comunicação de forma articulada, do compromisso do município, e do retorno que cada curso traz a cada profissional”, resumiu a articuladora, que acumula o cargo de Diretora Municipal de Cultura e Turismo.

Gilmair conta que a mobilização dos técnicos foi feita nas mais diversas oportunidades, seja durante reuniões internas, seja por meio das redes sociais e de grupos em programas de trocas de mensagem, do qual fazem parte os membros do Comitê Intersetorial, secretários municiais e professores.  “Os profissionais compreendem que após a capacitação, eles podem usar essas ferramentas para dar uma devolutiva para a sociedade e para as comunidades que atendem, para os usuários dos serviços públicos, em especial de saúde, educação e assistência”, apontou.

ASHI no planejamento estratégico em Salinas

Em Salinas, município localizado no Norte de Minas Gerais, a formação oferecida pelo UNICEF e IPREDE integrou a programação do planejamento e formação continuada de professores e professoras da rede municipal, cujo principal foco neste ano foram os temas relacionados à Água, Saneamento e Higiene e prevenção a COVID. Ao todo, 279 profissionais fizeram os cursos, sendo 248 que atuam na educação e 29 na saúde.

“Apesar de não ser um tema novo, estamos necessitando reaprender os conceitos básicos de higiene devido à pandemia. Todas as informações adquiridas servem para entender melhor como nos prevenir e, ao mesmo tempo, colocar em prática os conhecimentos que foram apresentados através do curso”, destacou a mobilizadora de educação do Selo UNICEF no município, Simone Batista dos Santos.

Ela conta ainda que serão desenvolvidos vários projetos junto aos estudantes de todas as unidades de ensino da rede municipal durante o ano com foco na água saneamento e higiene. “De início começamos com a água e sua importância para nossa sobrevivência.  De acordo a modalidade de ensino, os trabalhos ganharão foco em atividades como palestras, gincanas, passeios educativos, entre outros”, adiantou Simone, que também é Técnica Escolar do setor de Recursos Humanos e escrituração escolar.

Agentes Comunitários de Saúde engajados em Simão Dias

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) são profissionais que cumprem uma função primordial no município, uma vez que fazem a ponte entre os serviços de saúde e a comunidade, atuando diretamente na prevenção de doenças e na implementação do conceito de saúde integral. Com a pandemia da COVID-19, o trabalho preventivo passou a ser ainda mais importante, de modo que os ACS e ACE passaram a ser peça fundamental no enfrentamento ao coronavírus.

Tendo isso em vista, o município de Simão Dias, em Sergipe, utilizou uma estratégia muito eficaz: mobilizou ACS e ACE, para que estes profissionais se inscrevessem e concluíssem o Curso “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas unidades de saúde para prevenção e controle da covid-19”. Ao todo, o município inscreveu 159 profissionais incluindo as áreas de saúde, educação e assistência social. A articuladora do Selo UNICEF no município, Cláudia Viana, explica que a proposta foi potencializar o trabalho preventivo no município, uma vez que estes profissionais atuam como multiplicadores de conhecimento e lidam diretamente com a comunidade.

“Mesmo com as estatísticas mostrarem a diminuição do número de casos em Simão Dias, entendemos que é de suma importância capacitarmos nossos profissionais da saúde para aderir medidas sabidamente efetivas quanto aos cuidados e assim realizarem educação em saúde. No momento pandêmico em que vivemos, os estudos científicos apresentam constantemente atualizações frente a covid19 e o curso disponibilizado pelo UNICEF foi de grande valia para aperfeiçoar os conhecimentos e assim podermos realizar uma assistência de qualidade para população”, a articuladora.

Além dos 147 profissionais de saúde que realizaram a formação, o curso aperfeiçoou também profissionais das equipes de educação e assistência social. “Todos profissionais devem saber como realizarem assistência à população frente à gravidade desta doença e os mesmos realizarem educação em saúde para população. Os profissionais da saúde estão na linha de frente, porém todas as áreas devem estar abastecidas de conhecimentos para que juntos possamos ser multiplicadores de informações. Com o retorno das aulas presenciais é de suma importância o reforço para as medidas de prevenção frente a covid.19”, finalizou Cláudia.

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Nesta edição, 2023 municípios aderiram e nos próximos anos desenvolverão uma série de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Mais informações: https://www.selounicef.org.br/

UNICEF e CDJBC realizam campanha educativa sobre retorno seguro às aulas em três municípios baianos

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Com o objetivo de sensibilizar a população, em especial a comunidade escolar, para os cuidados necessários no contexto do retorno às aulas presenciais, será lançada nesta quinta-feira, 07, a campanha “Se o cuidado tá presente, eu tô de volta! Proteger os estudantes é promover o acesso à educação”. Voltada para os municípios baianos de Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus, a campanha pretende envolver 32 escolas e pelo menos 9.800 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários de escolas da rede pública e a população local.  

A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), sendo implementada pela Organização Social Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC). As ações incluem a instalação de estruturas de lavagem de mãos e doação de itens de higiene e material educativo para escolas dos três municípios, além da promoção de práticas de higiene e proteção na comunidade escolar por meio de capacitações.  “A gente leva uma mensagem e uma ação muito concreta que é garantir as condições adequadas para o retorno seguro de crianças e adolescentes às aulas”, afirma a chefe do escritório do UNICEF em Salvador, Helena Oliveira. 

Encontros formativos

A primeira ação da campanha é a realização de uma série de encontros formativos voltados para professores e professoras da rede municipal sobre água, saneamento e higiene  e prevenção e controle de infecções  nas escolas no contexto de uma convivência mais segura com a covid-19 durante as  aulas presenciais. Os cursos são gratuitos e online e será oferecido certificado de participação. Os encontros acontecem entre os dias 23 março e 19 de abril e deverão formar cerca de 250 professores e professoras por meio de metodologias ativas de aprendizagem.

A proposta é refletir, aprofundar e vivenciar diferentes experiências de aprendizagens para assegurar o conhecimento básico sobre o tema com vista à aplicação desses conhecimentos no dia a dia pedagógico. Análise de situações-problema e cenários de aprendizagem, estudo de caso, aprendizagem em espiral e Brainstorm são alguns dos métodos a serem utilizados nos encontros.

Diálogo direto com a comunidade escolar

Mais que instrumentalizar os educadores para enfrentar situações concretas em que a prevenção e o controle de infecções são essenciais, serão realizadas ações diretas junto à comunidade escolar. A culminância presencial do projeto contará com a entrega de estações de lavagem de mãos móveis, kits de higiene e material educativo para a comunidade escolar, com ênfase nos estudantes e professores.

Materiais educativos

As ações da campanha se estenderão à comunidade, por meio de intervenções como panfletagens e/ou blitz educativas. Entre os materiais que serão distribuídos, estão a cartilha “Como usar máscara para se proteger do coronavírus”, na qual os personagens da Turma da Mônica ensinam a forma adequada de usar as máscaras descartáveis e as de pano reutilizáveis; (disponível em https://www.unicef.org/brazil/media/11146/file/guia-como-usar-mascara-turma-monica.pdf) e o folder educativo “Menstruação na pandemia e outras coisinhas +”, que aborda a dignidade menstrual numa linguagem voltada para adolescentes (disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/9131/file/menstruacao-na-pandemia-e-outras-coisinhas-mais.pdf)

Materiais educativos no formato digital como Spots, VTs e cards educativos também integram a campanha e podem ser acessados nas redes sociais do Centro Dom José Brandão de Castro, parceiro implementador do UNICEF nesta ação: @CDJBCse no instagram e @CDJBC no Facebook.

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