Acesso à Água e à Terra

O Programa de Acesso à Água e a Terra é desenvolvido pelo CDJBC afim de fortalecer o desenvolvimento do homem e da mulher do campo, a partir de um processo de formação continuada, envolvendo capacitações e oficinas que colaborem com o desenvolvimento social de cada beneficiário. Para tanto, desenvolvemos diversas ações em parcerias com parceiros estratégicos que possam contribuir significativamente com o desenvolvimento do homem e da mulher do campo.

O acesso a água é necessidade básica para a existência humana. Beber água é fundamental para nos mantermos vivos e produzir alimento. O acesso a água e a terra é para todo/a trabalhador/a rural elemento de conquista de cidadania. A luta pela posse e direito da terra sempre esteve presente no CDJBC desde a sua fundação, vez que, o espírito da mística da entidade é justamente a valorização da terra por meio de processo de formação do público beneficiário e fortalecimento de suas ações por meio da conscientização do meio ambiente, propiciando o acesso a água potável para famílias do meio rural e desencadeando um trabalho inovador a partir de tecnologias sociais no meio rural que garantam a segurança, a soberania alimentar e nutricional. O acesso à água e à terra passou a ser desenvolvida como ação específica a partir de 2002 com o desenvolvimento do P1MC – Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais, tendo como principais ações e atividades: a mobilização social, a formação comunitária, e, a implantação de tecnologias para a conviência com o semiárido.

Um dos principais eixos de atuação do CDJBC é o acesso à água e à terra para trabalhadores e trabalhadoras rurais, posseiros, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. Foi este o propósito que deu origem à organização, em 1995, e até hoje permanece pulsante.

Por meio de programas e projetos, a exemplo do Programa 1 Milhão de Cisternas, a entidade já transformou a vida de 8.806 famílias, que tiveram acesso à agua para beber e 1.723 famílias que além da água de beber, passaram a ter água para plantar e colher o seu próprio alimento, por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). 

O CDJBC presta assessoria gratuita aos/as trabalhadores/as da terra, promovendo seu empoderamento, seja por meio de assessoramento técnico permanente, seja por meio de ações educativas com vistas ao fortalecimento do protagonismo das comunidades, tendo sempre como norte a valorização da diversidade de gênero, geração, etnia, religião/crença e raça e a defesa dos direitos humanos, da ética, da paz, da cidadania, e da educação. Neste sentido, a entidade contabiliza mais de 5 mil famílias beneficiadas com projetos e programas de formação e assessoramento voltado a práticas agrícolas e convivência com o meio ambiente. 

A defesa do patrimônio, artístico, paisagístico e histórico/cultural e a organização do acervo documental dos grupos e comunidades com as quais trabalha também figuram na missão do CDJBC.