História do CDJBC

O Centro Dom José Brandão de Castro é uma Organização Social, sem fins lucrativos, fundada em 11 de junho de 1995 por trabalhadores/as rurais e pessoas que lutavam pela promoção, acesso e posse da terra e aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais.

Foi criado tendo no grande lutador do povo, Dom José Brandão de Castro (primeiro bispo da Diocese de Propriá), o seu referencial de mística e compromisso em defesa da transformação social, dos valores democráticos e da organização coletiva.

Em 24 anos de trajetória, o CDJBC ampliou seu campo de atuação sem nunca abandonar seu compromisso prioritário com trabalhadores e trabalhadoras rurais e, sobretudo, sem abandonar a concepção que orienta seu fazer cotidiano: o de contribuir com a educação libertadora, com a promoção e defesa dos direitos humanos e com a superação da pobreza e das opressões. Nestes 24 anos, o CDJBC tem a certeza de que fez e faz o bom combate, de que fortaleceu e fortalece cotidianamente sua missão, na busca por igualdade e justiça social.

Entre tantas ações do CDJBC, se destaca a intervenção na comunidade quilombola de Sítio Alto (Simão Dias/SE) que, a partir da implantação de cisternas de placas para o consumo humano e do processo de formação continuada e mobilização social, os agricultores e agricultoras desencadearam uma série de ações até culminar na obtenção do reconhecimento e da obtenção de título de comunidade quilombola. 

Outra ação emblemática foi a atuação junto ao povoado Lagoa da Volta (Porto da Folha/SE). O trabalho de autorganização de mulheres, iniciado em 2003, culminou na fundação de uma Associação de Mulheres que desenvolvem um trabalho voltado à agroecologia, que eleva a condição de vida das associadas, gera dignidade e transforma vidas. O trabalho conquistou prêmios a nível nacional e internacional, além de ser referência para intercâmbios.