Quem foi Dom José Brandão de Castro

Dom José Brandão de Castro nasceu na cidade mineira de Rio Espera, no dia 24 de maio de 1919. Seus pais, César Augusto de Oliveira Castro e Maria Afonso Brandão de Castro, tiveram ainda outros sete filhos. A mãe realizou o sonho de ver seu filho sacerdote: Aos 13 anos entrou para o Seminário Menor de Mariana, tendo sido ordenado presbítero no dia 06 de janeiro de 1944. Ao longo de seu ministério presbiteral participou intensamente da vida da Congregação, ocupando vários cargos e vivendo em diversas comunidades da Província do Rio até receber a sua nomeação para bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe, em 1960, onde permaneceu até 1987.

Foi em Propriá, no Baixo São Francisco, que Dom Brandão deu início a uma trajetória que extrapolou sua responsabilidade eclesiástica. Mais do que um líder religioso, Dom Brandão assumiu um importante papel no enfrentamento às desigualdades sociais, num período em que a organização social era reprimida pela ditadura militar, e em que lutar era crime. 

Neste contexto adverso, Dom Brandão, ao lado de outros lutadores do povo como Dom José Vicente Távora, fundaram o Movimento de Educação de Base (MEB). Este momento de efervescência de voz àqueles que não eram ouvidos e trouxe esperança de transformação. Os movimentos ligados à doutrina da Teologia de Libertação deram, em Sergipe, valorosas contribuições no processo de organização dos camponeses/as, indígenas, sem-terra, pescadores/as e quilombolas e de movimentos populares, sobretudo nas regiões do Baixo São Francisco e do Alto e Médio Sertão Sergipano. 

Após dedicar sua vida aos preceitos de sua religião, pregando nas palavras e nas ações a humanização da sociedade e o verdadeiro senso de fraternidade, Dom José Brandão de Castro, já acometido por Alzheimer, voltou à Província. Ele faleceu Curvelo (MG), em 1999, deixando muitos ensinamentos sobre o amor fraterno e a abdicação em defesa da verdadeira caridade.