Programa de Produção Agroecológica, Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (PROSA)

O programa surge pela necessidade de promover um processo de formação continuada com agricultores/as familiares, associações comunitárias, comunidades tradicionais, entre outras, no desenvolvimento de habilidades que fossem capazes de colaborar com o crescimento e desenvolvimento das comunidades.

Essa temática foi destacada como eixo central das ações do CDJBC desde a sua fundação. A terra permanece o tom da organização. Levar a terra a produzir e dela retirar o pão é para os/as associados/as do CDJBC, o elemento fundamental da existência da entidade.

Alimento de verdade, orgânico, produzido de maneira sustentável, que respeite o meio ambiente e a agrobiodiversidade, e que contribua com a soberania e segurança alimentar e nutricional da população. É nesse modelo de produção agrícola – o agroecológico – que o Centro Dom José Brandão de Castro acredita, defende e promove em suas ações, programas e projetos. 

Para isso, a instituição desenvolve ações de educação ambiental que informam, sensibilizam e capacitam trabalhadores e trabalhadoras rurais para a adoção deste modelo em sua produção, a partir da adoção de tecnologias sociais que auxiliem na manutenção e na sustentabilidade financeira das famílias e comunidades. 

O CDJBC também atua no sentido de propor e cobrar do poder público a implementação de políticas públicas que fortaleçam o modelo de produção agroecológica, a defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável e que promovam a soberania, segurança alimentar e nutricional, como direito humano.