Quem somos

O Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) é uma Organização Social sem fins lucrativos que atua em Sergipe há 24 anos prestando assessoria técnica enquanto processo educativo emancipador e construtivista junto aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais. Suas ações são estruturadas nos princípios dos direitos humanos, da agroecologia, do fortalecimento da cidadania/democracia e da luta pela superação das desigualdades sociais e da fome.

Contando com um corpo multi e interdisciplinar de profissionais, a organização desenvolve ações em 5 eixos: Educação e Direitos Humanos; Acesso à Água e à Terra; Programa de produção agroecológica, soberania, segurança alimentar e nutricional; Assistência Social e Fortalecimento Institucional.

Ao longo de sua trajetória, o CDJBC já firmou mais de 50 Contratos, Convênios e Termos de Cooperação Técnica e Financeira (TCTF) com Entes Federados, Organizações Sociais e Organismos Internacionais, atendendo direta e indiretamente agricultores e seus familiares, posseiros, comunidades tradicionais, a exemplo de remanescentes de quilombo, crianças, adolescentes, jovens e idosos do meio rural e urbano; educadores/as e atores da sociedade civil organizada em seus projetos já realizados.

Ao todo, o CDJBC já atendeu/beneficiou mais de 140 mil famílias em Sergipe. Destas, 8.806 famílias tiveram suas vidas transformadas através do acesso à agua por meio do Programa Um Milhão de Cisternas e 1.723 famílias por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).