Sergipe tem número recorde de adesões ao Selo UNICEF: 56 municípios

3
860

O menor estado da federação contou com o maior número de municípios inscritos da história de Sergipe na atual Edição do Selo UNICEF, que tem início nesta quarta-feira, 25

A Edição 2021-2024 do Selo UNICEF registrou o maior número de municípios sergipanos inscritos desde que a iniciativa passou a envolver o estado. Foram 56 municípios sergipanos que assumiram um compromisso conjunto pelos direitos de crianças e adolescentes da Amazônia e do Semiárido. Em todo o Brasil, o número chegou a dois mil e vinte e um.

Nesta quarta-feira, o UNICEF dá início à edição 2021-2024 do Selo UNICEF. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as políticas públicas em áreas centrais para a realização e a garantia dos direitos de meninas e meninos em cada município, trazendo impactos concretos e de longo prazo.

“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É no município onde as crianças nascem, crescem e se desenvolvem que as políticas públicas trazem mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos. É esse o compromisso dos 2.021 municípios que começam, agora, a nova edição do Selo UNICEF”, ressalta a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

“Assim como na edição anterior, Sergipe obteve a adesão de 100% dos municípios aptos. Nesta edição 2021-2024, contamos ainda com outros cinco municípios que solicitaram a inscrição à iniciativa mesmo sem estarem localizados na área direta de cobertura, que é a região do semiárido”, comemora a coordenadora do Selo UNICEF em Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Joilda Aquino. Ela explica que a solicitação dos cinco municípios foi avaliada pela equipe do UNICEF, considerando critérios como área de localização e indicadores sociais.

Joilda parabenizou os 56 gestores por abraçarem a iniciativa, realizada conjuntamente. “Vamos agora dar início a uma longa caminhada de acompanhamento dos municípios com ações formativas, monitoramento de indicadores sociais e um intenso trabalho de mobilização da sociedade e dos adolescentes para que, ao final de 2024, os municípios consigam avançar na qualidade das políticas públicas voltadas para meninos e meninas”, completou.

A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Apoios e parcerias

O Selo UNICEF conta com o apoio do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal; do Consórcio Nordeste; da Associação Brasileira de Municípios (ABM); da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); da Confederação Nacional de Municípios (CNM); e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em Sergipe, a iniciativa conta também com o apoio da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) e do Governo do Estado. Estas instituições apoiarão os municípios no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas em diferentes áreas essenciais à vida das crianças e dos adolescentes.

Edição 2021-2024

Os municípios que participam do Selo UNICEF se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas:

  1. Desenvolvimento infantil na primeira infância;
  2. Educação de qualidade para todos;
  3. Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida;
  4. Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas;
  5. Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens;
  6. Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes;
  7. Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

Os resultados alcançados precisam ser sistêmicos, ou seja, permanecer nos municípios mesmo após o término das atividades. Quem participa também é monitorado pelo UNICEF junto a um conjunto de indicadores sociais. Essa combinação contribui diretamente com 7 e indiretamente com outros 4 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Ao final do ciclo de 4 anos, em 2024, serão reconhecidos com o Selo UNICEF os municípios que mais avançarem nos resultados sistêmicos (o que eles precisam melhorar), nos indicadores sociais (que refletem a qualidade das políticas públicas para a infância e adolescência) e na participação cidadã e gestão por resultados, garantindo a participação de adolescentes e o fortalecimento dos espaços de participação social no município.

Resultados da edição anterior do Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido, que se comprometeram a priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas, com metas e indicadores claros. Desses, 473 municípios foram certificados.

Em Sergipe, foram 13 municípios certificados. Eles avançaram mais do que a média do País. De 2016 a 2018 (último dado disponível), o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. Nos municípios de Sergipe o aumento foi de 6% e, nos municípios certificados com o Selo UNICEF neste estado, o aumento foi de 8%.

Estar na escola, aprendendo, é essencial para meninas e meninos. Em Sergipe, 100% dos munícipios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.

Confira os resultados dos municípios de Sergipe na última edição do Selo UNICEF:  selounicef.org.br/resultados-sergipe

Sobre o UNICEF 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em www.unicef.org.br e no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.  

Sobre o CDJBC

O Centro Dom José Brandão de Castro é uma OSCIP que atua em Sergipe há mais de 25 anos, e há 14 é parceiro implementador do Selo UNICEF. Por acreditar que a educação é instrumento para superar as desigualdades sociais e que todos os direitos devem ser garantidos a todas as pessoas, o Centro Dom José Brandão de Castro desenvolve ações de educação popular, ambiental e formação para crianças, adolescentes, jovens, idosos/as, trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como, iniciativas que contribuem – e que cobrem do poder público – a promoção dos direitos humanos.

Confira a lista de municípios sergipanos que aderiram à Edição 2021-2024 do Selo UNICEF:

Amparo de São Francisco / SE

Aquidabã / SE

Areia Branca / SE

Brejo Grande / SE

Campo do Brito / SE

Canhoba / SE

Canindé de São Francisco / SE

Capela / SE

Carira / SE

Cedro de São João / SE

Cumbe / SE

Divina Pastora / SE

Estância / SE

Feira Nova / SE

Frei Paulo / SE

Gararu / SE

Gracho Cardoso / SE

Ilha das Flores / SE

Itabaiana / SE

Itabaianinha / SE

Itabi / SE

Itaporanga d’Ajuda / SE

Japoatã / SE

Lagarto / SE

Macambira / SE

Malhada dos Bois / SE

Malhador / SE

Moita Bonita / SE

Monte Alegre de Sergipe / SE

Muribeca / SE

Neópolis / SE

Nossa Senhora Aparecida / SE

Nossa Senhora da Glória / SE

Nossa Senhora das Dores / SE

Nossa Senhora de Lourdes / SE

Nossa Senhora do Socorro / SE

Pacatuba / SE

Pedra Mole / SE

Pinhão / SE

Poço Redondo / SE

Poço Verde / SE

Porto da Folha / SE

Propriá / SE

Riachão do Dantas / SE

Riachuelo / SE

Ribeirópolis / SE

Salgado / SE

Santana do São Francisco / SE

Santo Amaro das Brotas / SE

São Domingos / SE

São Francisco / SE

São Miguel do Aleixo / SE

Simão Dias / SE

Telha / SE

Tobias Barreto / SE

Tomar do Geru / SE

3 COMENTÁRIOS

  1. Wow, marvelous weblog format! How lengthy have you ever been blogging for?
    you made running a blog glance easy. The full
    look of your website is wonderful, let alone
    the content material! You can see similar here sklep

  2. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate it!
    You can read similar article here: E-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui