Selo UNICEF: municípios podem aderir até o próximo dia 8/8

0
216

Iniciativa apoiará gestão municipal a melhorar as políticas públicas para crianças e adolescentes

51 municípios do Semiárido sergipanos estão sendo convidados a participar de um grande pacto pela infância: o Selo UNICEF – Edição 2021-2024. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) e parceria técnica do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), visa promover uma agenda municipal em que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade absoluta.  Em Sergipe, a iniciativa conta também com o apoio da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) e do Governo do Estado.

Ensino remoto, evasão escolar, cobertura vacinal e saúde mental são alguns dos desafios que os municípios enfrentam para garantir políticas públicas para crianças e adolescentes, situação agravada com a pandemia da covid-19. Por isso, o Selo UNICEF buscará fortalecer a atuação das gestões municipais nesses e em muitos outros desafios. Prefeitos e prefeitas têm até o dia 8 de agosto para realizar a adesão (www.selounicef.org.br/adesao). Estão sendo mobilizados 2.311 municípios dos 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal. 

Até o momento, 42 municípios já aderiram à iniciativa no estado, resultado alcançado com inúmeras estratégias e parcerias locais. A adesão é feita pelos prefeitos e prefeitas dos municípios, com acompanhamento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, em um processo de forma online, pelo site www.selounicef.org.br.

Adesão

O processo para adesão do Selo UNICEF deve ser realizado exclusivamente pelo site www.selounicef.org.br. O prefeito ou prefeita, ou uma pessoa de confiança, deve preencher um formulário com informações do Prefeito/a; Vice-prefeito/a; Secretários/as Municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde; Presidente do CMDCA e Articulador/a do Selo UNICEF e Mobilizador/a de Adolescentes escolhidos (as) pelo prefeito (a).

“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É no município que as crianças nascem, crescem e se desenvolvem e as políticas públicas se tornam realidade, trazendo mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos. Por isso, é fundamental um esforço amplo e conjunto com foco nesses territórios. É esse o compromisso do UNICEF e das nove instituições que estão conosco na nova edição do Selo UNICEF”, ressalta a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

Serviço: Adesão ao Selo UNICEF 2021-2024

Prazo: 8/8/2021

Onde: exclusivamente pelo site do Selo UNICEF: www.selounicef.org.br.

Sobre o Selo UNICEF

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência.

O Semiárido e a Amazônia Legal ainda concentram um número considerável de crianças e adolescentes que não têm seus direitos garantidos; ou que possuem acesso a serviços básicos, mas não na qualidade necessária para o seu desenvolvimento. Mas esta realidade já está mudando. Com mais de 20 anos de história, o Selo UNICEF tem se mostrado uma estratégia de sucesso para incentivar municípios na promoção dos direitos da infância, assim como uma forma de reconhecer aqueles que conseguiram construir uma cidade melhor para cada criança e cada adolescente.

Unem-se ao UNICEF nesse compromisso o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal; o Consórcio Nordeste; a Associação Brasileira de Municípios (ABM); a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); a Confederação Nacional de Municípios (CNM); e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Cada instituição apoiará os municípios no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas em diferentes áreas essenciais à vida das crianças e dos adolescentes.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Sobre o CDJBC

O Centro Dom José Brandão de Castro é uma OSCIP que atua em Sergipe há mais de 25 anos, e há 14 é parceiro implementador do Selo UNICEF. Por acreditar que a educação é instrumento para superar as desigualdades sociais e que todos os direitos devem ser garantidos a todas as pessoas, o Centro Dom José Brandão de Castro desenvolve ações de educação popular, ambiental e formação para crianças, adolescentes, jovens, idosos/as, trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como, iniciativas que contribuem – e que cobrem do poder público – a promoção dos direitos humanos.

Selo UNICEF em números

Lista de municípios sergipanos que já aderiram a edição 2021-2024 (até 02/08)

1.       Amparo        do São Francisco

2.       Aquidabã     

3.       Areia Branca

4.       Campo do Brito     

5.       Canindé do São Francisco         

6.       Capela                            

7.       Cumbe                            

8.       Frei Paulo                       

9.       Graccho Cardoso                      

10.     Itabaiana                         

11.     Itabaianinha                    

12.     Itabi                      

13.     Itaporanga                      

14.     Japoatã                           

15.     Lagarto                           

16.     Malhada dos Bois            

17.     Malhador                         

18.     Moita Bonita                    

19.     Monte Alegre                             

20.     Muribeca                         

21.     Neópolis                          

22.     Nossa Senhora Aparecida         

23.     Pacatuba                        

24.     Pedra Mole                     

25.     Pinhão                            

26.     Propriá                            

27.     Riachão do Dantas          

28.     Ribeirópolis                     

29.     Simão Dias                      

30.     Telha                    

31.     Tobias Barreto                          

32.     Cedro de São João          

33.     Canhoba                         

34.     Macambira                      

35.     Poço Verde                     

36.     São Domingos                           

37.     Carira                    

38.     Porto da Folha                           

39.     Santana de São Francisco         

40.     Nossa Senhora das Dores         

41.     Gararu                            

42.     Divina Pastora                           

Lista de municípios certificados na edição 2017-2020

51 municípios sergipanos aderiram na última edição, e 13 foram certificados. Confira!

Aquidabã / SE

Areia Branca / SE

Campo do Brito / SE

Canindé de São Francisco / SE

Cedro de São João / SE

Divina Pastora / SE

Frei Paulo / SE

Ilha das Flores / SE

Itabaiana / SE

Itabaianinha / SE

Moita Bonita / SE

Pacatuba / SE

Propriá / SE

Confira os resultados do Selo UNICEF em Minas Gerais na última edição:

www.selounicef.org.br/resultados-bahia 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui