COMITÊ ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REALIZA CAMPANHA ALUSIVA AO 18 DE MAIO

8
317

Maio é o mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra meninos e meninas em todo país, como forma de marcar a data 18 de maio. Em Sergipe, a rede de proteção da infância junto com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes irá promover diversas ações em alusão a esta data tão importante.

O 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime cometido contra a menina Araceli, de 8 anos de idade, que foi abusada sexualmente e assassinada, em Vitória, Espírito Santo, no ano de 1973. O crime comoveu o país, em razão do grau de agressividade e pela impunidade dos autores do crime, que nunca foram responsabilizados pelo brutal assassinato.

Todos os anos, entidades da sociedade civil e órgãos do poder público se unem para realizar atividades educativas e de mobilização social, para sensibilizar e chamar a atenção para a relevância da pauta a fim de que a sociedade possa compreender e assumir solidariamente sua corresponsabilidade de enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Sergipe, a programação começa no dia 15 e segue até o início do mês de junho. Entre as atividades previstas estão seminário, panfletagem, visitas de sensibilização, caminhadas, além de audiência pública e palestras nas Casas Legislativas. 

Próxima segunda-feira, dia 15, o Ministério Público do Estado de Sergipe realizará, às 08h, o Seminário “18 de Maio – Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças: Aspectos Contemporâneos e Apresentação do CRAI”, que vai acontecer no auditório do órgão. No dia 19 de maio, na Câmara Municipal de Aracaju, vai acontecer a audiência pública do mandato da professora Ângela Melo (PT), em alusão ao 18 de Maio, às 09h. No dia 20, ocorrerá uma mobilização e na ruas da Orla de Aracaju, quando será realizada panfletagem e visitas aos bares e pousadas da cidade, com o objetivo de conscientizar a população e incentivar a denúncia destes crimes.

Durante o mês de maio, o Comitê também articulou com os dois times da capital – Confiança e Sergipe – para que possam entrar em campo com uma faixa contendo informações sobre a campanha do 18 de maio, durante as partidas do campeonato brasileiro.

Ainda em alusão à campanha, no dia 23 às 9h, na Câmara Municipal de Aracaju será realizada uma “Tribuna Livre”, a pedido da vereadora professora Sônia Meire (PSOL). Também no dia 23, às 09h, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB-SE), promoverá uma plenária na sede do órgão.

Ainda está programada uma caminhada dos Conselheiros Tutelares de Aracaju, no bairro Bugio, uma caminhada pelo centro da cidade e uma palestra de membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no grande expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe, a partir de requerimento da deputada estadual Linda Brasil. A programação contará ainda com uma palestra e uma panfletagem na avenida Nova Saneamento, na Zona Sul da cidade.

O Comitê

Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é um espaço de articulação social que tem como objetivo coordenar ações e políticas públicas para prevenir, combater e erradicar a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Entre as atribuições do Comitê estão a formulação de planos e políticas de enfrentamento à violência sexual, a realização de campanhas de conscientização e mobilização da sociedade, a promoção de capacitação de profissionais que atuam no atendimento às vítimas, além da articulação de esforços entre os diferentes órgãos envolvidos para garantir a proteção das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Em Sergipe, o espaço já conta com a adesão de 48 organizações de todos os setores que integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes em parceria com atores sociais do Poder Executivo, Legislativo, Poder Judiciário, Conselhos Tutelares, Secretárias de Governo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Wow, marvelous blog format! How lengthy have you ever been blogging for?

    you make blogging look easy. The total look of your website is fantastic, let alone the content material!
    You can see similar here sklep

  2. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Thanks! You can read similar article here:
    Sklep internetowy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui