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CDJBC divulga resultado de Entidades selecionadas para assessoramento gratuito

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Após análise criteriosa da Comissão de Seleção, o CDJBC torna público, o resultado com as Entidades que serão assessoradas gratuitamente em questões ligadas à regularidade jurídica das mesmas, e temas correlatos.

Abaixo, segue a relação das entidades e a localidade:

NOME DA ORGANIZAÇÃOMUNICÍPIO
Associação Casa da JuventudePropriá
Associação de Moradores Comunitária do Povoado SoldeiroNeópolis
Associação de Moradores Parque dos Carajás e AdjacênciasNossa Senhora do Socorro
Associação do Bom SucessoNossa Senhora Aparecida
Associação do Povoado São BentoSalgado
Associação dos Produtores Rurais da Comunidade CraibeiroPorto da Folha
Centro de Integração da FamíliaAracaju
Mulheres RibeirinhasPoço Redondo
RevoluTransSão Cristóvão
Sociedade Comunitária dos Moradores do Povoado SerrãoIlha das Flores
Terreiro Afro-Umbandista Santa Barbara do TenórioNeópolis

As entidades selecionadas deverão aguardar contato do CDJBC para agendamento de reunião.

Atenciosamente,

Comissão de Seleção

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2022 – COMPOSIÇÃO DE EQUIPE TÉCNICA DO CDJBC

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O Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) em conformidade com o Manual de Práticas e Rotinas Internas e demais documentos da instituição, torna público o Edital de Seleção para composição de Equipe Técnica, de caráter temporário, para atuação direta nas ações desenvolvidas pelo CDJBC no âmbito do projeto Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2021-2024) para os estados de Bahia, Sergipe e Minas Gerais, de acordo com os critérios definidos neste edital de seleção.

1) Das Vagas e dos Critérios de Seleção

Poderão concorrer às vagas previstas neste Edital, profissionais com formação devidamente comprovada, e que tenham idoneidade em sua prática profissional.

No Quadro 1, constam as funções e os critérios para Prestadores/as de Serviços via contratação de Pessoa Jurídica (PJ) exclusivamente por MEI.

QUADRO 1

FUNÇÕESREQUISITOS BÁSICOSVAGA
Consultor de Proteção   (Sergipe, Bahia, Minas Gerais)Superior Completo na área de Humanas; Precisa possuir experiência comprovada em programas e/ou projetos sociais desenvolvidos pela Sociedade Civil voltados à promoção, defesa e garantia dos Direitos Humanos, preferencialmente de crianças e adolescentes; Possuir conhecimentos e habilidades em Informática (Word, Excel, Power Point e outros), além de conhecimento das ferramentas da internet; Ter capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e iniciativa; Ser sensível às relações sociais de gênero, geração, raça e etnia, e adotar uma postura técnica metodológica de acordo com os princípios da participação democrática e cidadã; Ter disponibilidade para viagens dentro e fora do estado.01 VAGA

2) Das Condições de Trabalho e Pagamentos das Prestações de Serviços e/ou Profissional Celetista

2.1) Prestadores/as de Serviços

FUNÇÕESDESEMPENHO DAS AÇÕESVALORES POR PRODUTO
Consultor de ProteçãoProduto 1: Contratação de Serviço Especializado em Proteção para assessorar as equipes e municípios na implementação dos Resultados Sistêmicos de área de Proteção a fim de contribuir com o alcance dos resultados.  
Produto 2: Contratação de auxiliar de serviços especializados para estabelecimento de estratégias para o planejamento operacional, comunicação e mobilização, com o objetivo de garantir o maior alcance de municípios.
Produto 1: R$3.500,00


Produto 2: R$6.000,00

Observações:

O/a Prestador/a de Serviços deverá ter disponibilidade para participar de reuniões remotas, capacitações e outros eventos promovidos pelo CDJBC (remotas e presenciais), bem como para viajar;

Os pagamentos serão realizados mediante apresentação da Nota Fiscal e da aprovação do Relatório pertinente ao produto.

3) DA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO

Para participar desse processo seletivo, cada Profissional deverá preencher o Formulário https://forms.gle/C4rHmwhWpmPJWZJ59 e inserir as comprovações exigidas.

Deverá ser anexados os seguintes documentos ao Formulário:

  • Currículo devidamente comprovado (arquivo único em versão PDF);
  • Outros documentos necessários: CNPJ, RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de quitação eleitoral (2020), PIS, comprovante de residência e comprovante de Vacinação contra COVID-19 – mínimo de 02 doses (arquivo único em versão PDF).

A contratação será imediata para o desenvolvimento das funções no exercício de 2022.

4) ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

ETAPASPERÍODO
Publicação do Edital15 de agosto de 2022
Inscrição de participantes e envio da documentação (via formulário)Até 21 de agosto de 2022
Análise da documentaçãoAté 23 de agosto de 2022
Resultado Final, convocação e celebração do contrato com os/as aprovados/as01 de setembro de 2022

5) DISPOSIÇÕES GERAIS:

O CDJBC se resguarda em divulgar os nomes da composição da Comissão de Seleção.

É de inteira responsabilidade do/a Candidato/a manter os contatos de telefone e e-mail atualizados.

Serão priorizadas, contratações dos/as Profissionais que já tenham atuação em edições anteriores do Selo UNICEF Município Aprovado, outros programas do UNICEF e em projetos desenvolvidos pelo CDJBC.

Havendo somente 01 (uma) inscrição para a vaga, considerar-se-á habilitado/a, o/a candidato/a inscrito/a, se possuir as condições básicas exigidas neste Edital.

Cabe a Comissão de Seleção a escolha e definição das/os Selecionadas/os, bem como, alterar o calendário, caso necessário.

Para os casos omissos neste Edital, o CDJBC seguirá os critérios estabelecidos em seu Manual de Práticas e Rotinas Internas.

Aracaju/SE, 15 de agosto de 2022.

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO CDJBC

CDJBC participa de Audiência Pública sobre violações de direitos de meninos e meninas da Câmara Municipal de Aracaju

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Educação, vulnerabilidade e extrema pobreza, violência sexual e participação cidadã. Estes foram alguns dos temas debatidos durante a Audiência Pública “Enfrentamento às Violações de Direitos contra Crianças e Adolescentes”, realizada nesta segunda-feira, 22, na Câmara Municipal de Aracaju. A coordenadora de projetos do Centro Dom José Brandão de Castro e do Selo UNICEF em Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Joilda Aquino, participou, enquanto palestrante, da solenidade, que abriu as portas da Casa do Povo para debater o tema a partir de uma propositura da Vereadora Ângela Melo.

Para Joilda Aquino, a pandemia da COVID aprofundou as desigualdades sociais e consequentemente intensificou as violações de direitos de meninos e meninas. “Este é um momento em que as Leis falam em direitos, mas a realidade da população vulnerável deste país não consegue vivenciar aquilo que é apresentado na pedra fria da Lei”, lamentou.

Neste sentido, a adolescente e estudante secundarista do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Renata Aragão, reivindicou a necessidade de envolver meninos e meninas na elaboração e implementação de políticas públicas que garantam direitos, ao passo que denunciou o silenciamento vivenciado por eles. “À medida em que reservam ao jovem só o espaço de ‘gritar’ e não de ter lugar de fala para ser ouvido, isso é também uma forma de violência”, protestou.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos adolescentes em uma sociedade adultocêntrica, Renata é um exemplo de resistência. Ela apontou diversas ações que estimulam a participação cidadã dos adolescentes e jovens, a exemplo do projeto Atheneu ONU, a partir do qual ela se tornou Secretária Geral, o Eco+ Atheneu, do qual é coordenadora, e o Atheneu Políticas Públicas, do qual ela é gestora. “É muito importante essa participação do jovem na política que ele não fique sempre de plateia e vá discutir sobre os problemas que estão afetando o seu dia a dia, gerando assim renovação nos debates políticos e na proposição de políticas públicas. E um meio de reverter isso é através de audiências como esta”, defendeu.

Extrema pobreza: sem dignidade e sem direitos


O aumento da já existente miséria no Brasil e o retorno do país ao Mapa da Fome da ONU foi um dos aspectos apontados como sendo resultado da omissão do poder público, acentuada no período da pandemia. “Diante de um cenário em que temos notificados 34 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza – cerca de 109 mil famílias somente em Aracaju – quantas crianças e adolescentes estão no seio destas famílias? E quais são as estratégias que esta Casa Legislativa tem adotado para enfrentar esta realidade?”, questionou o Secretário Executivo do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Alex Federle.

No daqueles que vivenciam a mais extrema vulnerabilidade, a vereadora  Ângela Melo, trouxe para a pauta a questão dos meninos e meninas em situação de rua, muitas vezes invizibilizados. “Esta é uma violação muito cruel: eles não têm moradia, seus familiares não têm trabalho e tantos outros direitos. E estas crianças encontram nas ruas, nas marquises de Aracaju e nos mercados, o espaço de brincar”, lamentou a parlamentar.

Educação

“Educação é um direito público subjetivo e por isso não pode ser negado. Estamos no mês em que comemoramos as cotas na educação superior, que foi um importante avanço. Mas para chegar na disputada da cota, o estudante precisa chegar ao primeiro acesso, que é a creche”, avaliou a vereadora Professora Ângela Melo, que coordenou a audiência, apontando mais de 30 mil crianças aguardam uma vaga em creches e pré-escola na rede pública de educação em Aracaju.

Em seu discurso, Joilda deu visibilidade à campanha “Vote pela educação” do UNICEF, cujo objetivo é sensibilizar a população a exigir ações concretas de candidatos e candidatas em resposta à crise educacional  aprofundada pela pandemia da COVID-19, que leva a uma exclusão escolar de mais de 1,4 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

“Mais do que votar em defesa do direito à educação, vote por uma educação pública e de qualidade social, uma educação antirracista, antissexista e inclusiva, em que a cultura de paz e a valorização do projeto de vida dos meninos e meninas dê o tom do processo educacional”, conclamou Joilda, incluindo as pautas da valorização dos professores e professoras e de todos os profissionais que constroem a escola, a ampliação de recursos para a educação pública e o trabalho decente para jovens.

Fora da Escola Não Pode

A coordenadora Operacional da Busca Ativa Escolar em Sergipe, Rute Rosendo, apresentou esta importante iniciativa de maneira concreta: contou a história da pequena Maria Vitória, uma menina com deficiência que vive no interior do município de Itabaianinha e cuja vida foi transformada quando ela voltou a estudar. “Assim como Vitória, 4.156 meninos e meninas tiveram garantido o seu direito à educação por meio da ação da Busca Ativa Escolar”, destacou Rute Rozendo.

Ao apresentar em linha gerais a BAE e trazer alguns dados no Estado, Rute ressaltou que a intersetorialidade das políticas públicas é central na metodologia desenvolvida e fundamental para que se possa alcançar aqueles meninos e meninas que estão fora da escola. A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime, e com apoio do Congemas e do Conasems.  “Que esta frase imperativa ‘Fora da Escola Não Pode!’ esteja em nossa mente e em nosso coração para que possamos levá-la por onde formos”, sensibilizou Rute.

Garantir o acesso à escola é garantir outros direitos

“A escola é uma porta de abertura para os demais direitos. Na escola, não se aprende apenas a ler e a escrever, mas a ser cidadão: a ver e interagir consigo mesmo, com o outro e com o mundo” completou a vice presidente da Comissão de Direitos da Criança da OAB Sergipe, Camila Ayres. Ela elogiou a Busca Ativa Escolar enquanto iniciativa que também previne a violência, uma vez que ao retornar ao ambiente escolar, a criança consegue mais facilmente acessar outros direitos e outras políticas públicas.

As violações dentro de casa: negligência e violência sexual

O representante do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), Paulo Machado, apresentou dados alarmantes sobre uma das mais graves violações de direitos: a violência sexual. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe apontam que em entre 2019 e 2022 foram registrados 2.134 de violência sexual contra crianças e adolescentes em Sergipe. Destes, o número de estupro de vulnerável chega a mais de 1600. “Denuncie! Disque 100, é gratuito. Proteja nossas crianças e adolescentes!”, apontou o representante do FDCA.

Uma das mais eficazes estratégias de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é a educação sexual. Foi o que defendeu a vereadora Linda Brasil, durante a audiência. “Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e é fundamental viver esta fase em toda a singularidade com respeito às diferenças e o acolhimento. Algumas pessoas estão distorcendo de forma perversa este discurso tão importante para que a gente possa manter crianças e adolescentes protegidas do abuso e da exploração sexual”, apontou.  

Quase mil técnicos municipais participaram de Encontros de Educação no Selo UNICEF em Sergipe, Bahia e Minas Gerais

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“Já floresceu a Busca Ativa que está dentro de você”. Foi sob estas ternas e motivadoras palavras, entoadas coletivamente como cantiga de roda, que se encerrou o ciclo de Encontros da Educação no Selo UNICEF – Políticas públicas para crianças e adolescentes. O último dos 29 eventos realizados ao longo dos meses de julho e agosto em 18 estados brasileiros que compõem o Semiárido e o Território Amazônico ocorreu em Salvador, nesta terça-feira, 30.

Somente na Bahia, em Sergipe e em Minas Gerais, 972 técnicos de 315 municípios foram alcançados pelas capacitações realizadas em cinco polos: Aracaju, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Montes Claros e Salvador. Os encontros reuniram 178 municípios da Bahia, 68 de Sergipe e 111 em Minas Gerais. Nos três estados, o Selo UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), é implementado pelo Centro Dom José Brandão de Casto (CDJBC) e no Norte de Minas Gerais, conta também com o apoio operacional da Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH).

“Com os encontros, buscamos reconhecer e respeitar o trabalho cotidiano de cada um e cada uma que garante a execução da política educacional nos municípios. Este é um momento em que representantes podem contar suas experiências e vivências e apresentar os desafios de implementar as políticas de educação, de enfrentamento à exclusão escolar e de garantia de aprendizado com qualidade”, explicou a coordenadora do escritório do UNICEF para Sergipe Bahia e Minas Gerais, Helena Oliveira.

O encontro reuniu técnicos municipais que atuam no Selo UNICEF e na Busca Ativa Escolar (BAE) como forma de aprofundar os conhecimentos acerca das metodologias das duas estratégias, que caminham juntas localmente e convergem com o objetivo de garantir o direito de estudar e aprender com qualidade.

Composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios, a BAE permite que municípios e estados tenham dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos. A iniciativa foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Um por todos e todos pela educação

Numa grande roda, todos cumprem seu papel individual, mas sobretudo representam uma parte sem a qual uma grande estrutura não funciona. Da mesma maneira se dá a implementação das políticas públicas: e a esta liga que une cada uma das estruturas individuais – secretarias, órgãos e demais atores da rede de proteção e do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes – chamamos intersetorialidade.

“Aspecto fundamental da estratégia da Busca Ativa Escolar, bem como do Selo UNICEF, a intersetorialidade possibilita que a criança ou adolescente seja visto pelas gestões municipais não apenas como um número de matrícula, mas sobretudo como sujeito que tem direito a ter direitos, compreendendo que ele está inserido num determinado contexto que carrega consigo camadas e camadas de questões sociais que exigem, na maioria das vezes, ações que extrapolam o fazer uma secretaria de maneira isolada”, aponta a coordenadora do Selo UNICEF em Sergipe Bahia e Minas Gerais e coordenadora de projetos do CDJBC, Joilda Aquino.

Ela avalia que a evasão escolar é um gargalo na educação, e decorre de múltiplos fatores. Por esta razão, seu enfrentamento exige que sejam encontradas múltiplas alternativas e estratégias, envolvendo diversos setores da sociedade. E para analisar este complexo fenômeno à luz da concepção de intersetorialidade, o tema foi abordado nos encontros partindo de estudos de casos concretos em que uma série de questões sociais, econômicas e culturais perpassam a história de uma criança ou de um adolescente que deixou a escola.

“Assim, ao se debruçar de maneira mais profunda sobre os motivos que levam à exclusão escolar, é possível e necessário buscar alternativas que promovam não apenas a inclusão escolar, mas a inclusão social desta criança ou adolescente que havia sido privado do direito de aprender e de outros direitos fundamentais”, completou a consultora em educação do CDJBC, Anny Santos.

A pandemia invisível da desigualdade

“Tem uma frase que me foi dita por um adolescente, que eu releio todos os dias: a verdadeira pandemia a gente já vivia antes da pandemia da COVID-19 é a desigualdade nesse país”, resumiu a chefe da área de Educação do UNICEF Brasil, Mônica Pinto, emocionando os presentes no Encontro realizado em Salvador.

Os números de evasão escolar refletem esta desigualdade social e atestam a afirmação: em 2019, antes da pandemia da COVID-19, quase 1,1 milhão de meninos e meninas em idade escolar já estavam fora da sala de aula, e 60% deles viviam em famílias com renda de familiar per capita de até meio salário mínimo. Os dados são da pesquisa Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na educação, publicada pelo UNICEF.

De acordo com o estudo, em 2020, 93,1 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não frequentavam a sala de aula em Sergipe, o que equivale a 21,4% da população nesta faixa etária. Em Minas Gerais, mais de 244 mil meninos e meninas não tiveram garantido seu direito de estudar, 7,3% da população em idade escolar. Na Bahia, estado com maior evasão escolar do Nordeste, o número chegava a 844 mil, mais de 30% da população nesta faixa etária. “Os números remontam uma realidade enfrentada pelo Brasil há mais de 20 anos”, completa a coordenadora do escritório do UNICEF em Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Helena Oliveira.

Adolescentes

A escuta acerca das dificuldades enfrentadas localmente não poderia deixar de fora aqueles e aquelas que são a razão pela qual existem o Selo UNICEF e a BAE: as crianças e os adolescentes. Assim, a equipe do CDJBC conversou com alguns meninos e meninas sobre as suas expectativas para a educação em seus municípios.

“É necessário um olhar mais amplo dos gestores para a nossa educação. Que tenham novas metodologias de ensino, materiais para que sejam utilizados nas aulas, projetos para diminuir a evasão escolar e maior capacitação e valorização do professor”, reivindicou Jéssica Leite, adolescente integrante do NUCA de Itaberaba, na Bahia.

Já Lorena, adolescente de 13 anos, integrante do NUCA do município baiano de Pindaí, aponta que “a educação tem o poder de abrir portas e mudar o futuro, portanto meu desejo é que gestores e gestoras discutam de forma efetiva o nosso amanhã”.

Saúde e primeira infância

Além da evasão escolar e da qualidade da educação, temáticas relacionadas à saúde e à primeira infância, a exemplo da busca ativa vacinal e saúde mental de meninos e meninas, especialmente no contexto pós pandemia, também foram temas abordados nos encontros.

UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. 

CDJBC

O Centro Dom José Brandão de Castro é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua em Sergipe há 27 anos, e há mais de 15 é parceiro implementador do Selo UNICEF. Por acreditar que a educação é instrumento para superar as desigualdades sociais e que todos os direitos devem ser garantidos a todas as pessoas, o Centro Dom José Brandão de Castro desenvolve ações de educação popular, ambiental e formação para crianças, adolescentes, jovens, idosos/as, trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como, iniciativas que contribuem – e que cobrem do poder público – a promoção dos direitos humanos.

Seminário Democracia e Participação Social reúne Candidaturas para se comprometerem com as agendas da Sociedade Civil

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No último dia 30 de agosto de 2022, a Plataforma MROSC Sergipe (coordenada pelo CDJBC, CIRAS e INIS) promoveu o Seminário Democracia e Participação Social.

O seminário contou com uma ampla agenda dos movimentos e organizações do campo e cidade, a partir de um processo iniciado pela Plataforma e pela Rede ATER Nordeste (representada pelo CDJBC) para dialogar com candidaturas Elegíveis ao pleito eleitoral 2022, agregando assim, as pautas do MNDH Sergipe, da ASA e da ANA. Neste sentido, o CDJBC construiu a Carta Compromisso (Documento Propositivo) integrando todas as agendas apresentadas e defendidas por essas redes, organizações e movimentos, onde foi referendado para o cenário nacional:

  1. A Carta Compromisso do X Encontro Nacional de Signatárias da Plataforma MROSC as/aos Elegíveis 2022;
  2. A Carta da ASA – Por um Seminário Vivo!;
  3. A carta Agroecologia nas Eleições (Carta-Compromisso da Articulação Nacional de Agroecologia).

Já para o âmbito estadual, o Documento Propositivo apresenta uma agenda em defesa do controle social e de um ambiente jurídico favorável às Organizações da Sociedade Civil, onde as/os Elegíveis assumiram o compromisso de:

  1.  Revogar o Decreto Estadual nº 30.874/2017;
  2.  Criar Lei Estadual que corrobore para o aperfeiçoamento e a regulação das relações de cooperação entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil (OSC), especialmente no que tange à transferência e o uso dos recursos públicos, conforme o previsto na Lei Federal 13.019/2014, incluindo a criação e instalação do Conselho de Fomento e Colaboração – CONFOCO;
  3.  Trabalhar para a instalação do Conselho Estadual de Direitos Humanos e a criação do Sistema de Direitos Humanos no estado;
  4.  Aprimorar e fortalecer as instâncias do Controle Social, inclusive, tornando Deliberativos todos os Conselho de Políticas Públicas Setoriais, que hoje, se encontram com caráter Consultivo.

O seminário contou com a presença de 65 participantes, representantes de organizações, movimentos do campo e da cidade, e de lideranças quilombolas. Além de assessoras/es parlamentares, representantes de candidaturas e de candidatas/as que assumiram publicamente o compromisso com as pautas apresentadas.

As Candidaturas que se comprometeram com o Documento Propositivo seguem listadas abaixo.

  • À Presidência da República:
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – representado pela filha Lurian Lula da Silva que acolheu os pedidos apresentados, se comprometendo em levar para Lula;
  • Ao Senado:
  • Henri Clay (PSOL);
  • Maria Izaltina (PSOL);
  • À Deputada/o Federal:
  • Eliane Aquino (PT);
  • João Daniel (PT);
  • Natália Dalto (PDT);
  • Byron (Republicanos);
  • À Deputado/a Estadual:
  • Iran Barbosa (PSOL);
  • Robson Viana (PT) – o representante levou o Documento para ele assinar e devolver em outro momento antes das eleições;
  • Josivaldo da Equoterapia (CIDADANIA);
  • Ao Governo do Estado:
  • Rogério Carvalho (PT);
  • Niully Campos (PSOL) – representante levou a carta para ser assinada e entregue até as eleições.

Observação: outras candidaturas que não puderam comparecer por motivo de choque de agenda ou questões de saúde, se comprometeram em assinar o documento posteriormente.

O Seminário foi organizado pela Plataforma MROSC Sergipe, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC / Rede ATER Nordeste), Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS) e o Instituto Nacional de Inclusão Social (INIS), entidades responsáveis por todo processo de mobilização, articulação da atividade que iniciou seus preparativos em julho.

EDITAL DE SELEÇÃO 002/2022 – COMPOSIÇÃO DE EQUIPE TÉCNICA DO CDJBC

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O Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) em conformidade com o Manual de Práticas e Rotinas Internas e demais documentos da instituição, torna público o Edital de Seleção para composição de Equipe Técnica, de caráter temporário, para atuação direta nas ações desenvolvidas pelo CDJBC no âmbito do projeto Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2021-2024) para os estados de Bahia, Sergipe e Minas Gerais, de acordo com os critérios definidos neste edital de seleção.

1) Das Vagas e dos Critérios de Seleção

Poderão concorrer às vagas previstas neste Edital, profissionais com formação devidamente comprovada, e que tenham idoneidade em sua prática profissional.

No Quadro 1, constam as funções e os critérios para Prestadores/as de Serviços via contratação de Pessoa Jurídica (PJ) exclusivamente por MEI.

QUADRO 1

FUNÇÕESREQUISITOS BÁSICOSVAGA
Serviço de Suporte Técnico (Arte Educador)Superior Completo na área de Humanas e/ou Ciências Sociais; Precisa possuir experiência comprovada em programas e/ou projetos sociais desenvolvidos pela Sociedade Civil voltados à promoção, defesa e garantia dos Direitos Humanos, preferencialmente de crianças e adolescentes; Possuir conhecimentos e habilidades em Informática (Word, Excel, Power Point e outros), além de conhecimento das ferramentas da internet; Ter capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e iniciativa; Ser sensível às relações sociais de gênero, geração, raça e etnia, e adotar uma postura técnica metodológica de acordo com os princípios da participação democrática e cidadã; Ter disponibilidade para viagens dentro e fora do estado.01 VAGA
Serviço Especializado em ImunizaçãoSuperior Completo na área de Saúde; Possuir experiência comprovada em Políticas Públicas de apoio a Imunização, preferencialmente, em imunização infantil; Possuir experiência em implementação de programas e/ou projetos sociais desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil; Possuir conhecimentos e habilidades em Informática (Word, Excel, Power Point e outros), além de conhecimento das ferramentas da internet; Ter capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e iniciativa; Ser sensível às relações sociais de gênero, geração, raça e etnia, e adotar uma postura técnica metodológica de acordo com os princípios da participação democrática e cidadã; Ter disponibilidade para viagens dentro e fora do estado.01 VAGA
Serviços Especializados de SistematizaçãoSuperior Completo na área de Humanas e/ou Ciências Sociais; Precisa possuir experiência comprovada em serviços de Sistematização; Possuir conhecimentos e habilidades em Informática (Word, Excel, Power Point e outros), além de conhecimento das ferramentas da internet; Ter capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e iniciativa; Ser sensível às relações sociais de gênero, geração, raça e etnia, e adotar uma postura técnica metodológica de acordo com os princípios da participação democrática e cidadã; Ter disponibilidade para viagens dentro e fora do estado.01 VAGA
Assistente de Mobilização e ArticulaçãoMédio Completo; Preferencialmente com experiência comprovada em serviços de Mobilização Social; Experiência em organização de evento, encontros, reuniões, cursos, capacitações; Ter conhecimento básico em Informática (Word, Excel, Power Point e outros) e conhecimento das ferramentas da internet; Ter capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e iniciativa; Ser sensível às relações sociais de gênero, geração, raça e etnia, e adotar uma postura técnica metodológica de acordo com os princípios da participação democrática e cidadã; Ter disponibilidade para viagens dentro e fora do estado.01 VAGA
Serviço de Assistente em ComunicaçãoNível Superior Completo na área de Comunicação Social/Jornalismo ou áreas afins; Experiência Comprovada em Serviços de Comunicação Popular; Experiência em organização de evento, encontros, reuniões, cursos, capacitações; Redação fluente, capacidade de sistematizar ideias e propostas; Conhecimento em Informática (Word, Excel, Power Point, Corel Draw e outros), domínio das ferramentas da internet; Capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e iniciativa; Ser sensível às relações sociais de gênero, geração, raça e etnia, e adotar uma postura técnica metodológica de acordo com os princípios da participação democrática e cidadã; Ter disponibilidade para viagens dentro e fora do estado; Preferencialmente, com CNH nas categorias A e/ou B.01 VAGA

No Quadro 2, consta a função e os critérios para contratação de Profissional via contratação regida pela CLT.

QUADRO 2

FUNÇÕESREQUISITOS BÁSICOSVAGA
Auxiliar Administrativo (Sergipe)Possuir Ensino Médio Completo; Preferencialmente com experiência anterior na área financeira; Ter conhecimento básico em Informática (Word, Excel, Power Point e outros) e conhecimento das ferramentas da internet; Ter capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e iniciativa; Ser sensível às relações sociais de gênero, geração, raça e etnia, e adotar uma postura técnica metodológica de acordo com os princípios da participação democrática e cidadã; Ter disponibilidade para viagens dentro e fora do estado.01 VAGA

2) Das Condições de Trabalho e Pagamentos das Prestações de Serviços e/ou Profissional Celetista

2.1) Prestadores/as de Serviços

FUNÇÕESDESEMPENHO DAS AÇÕESVALORES POR PRODUTO
Serviço de Suporte Técnico (Arte Educador)Contratação de suporte técnico (Arte-educador) para desenvolvimento de materiais e estratégias de comunicação para subsidiar o processo mobilização dos jovens dos Clubes de Ação pelo Clima dos NUCAs, trazendo ferramentas que se compatibilizem com a forma de diálogo dos jovens e adolescentes e potencializem o alcance das mensagens do projeto.Valor total R$ 9.000,00 sendo 3 Produtos de R$ 3.000,00 cada  
Serviço Especializado em ImunizaçãoContratação de serviços especializados em imunização para realização de 03 (três) capacitações para gestores e profissionais dos municípios para implementação da Busca Ativa Vacinal, com mínimo de 02 (dois) profissionais concluindo o Curso da Busca Ativa Vacinal por município nos estados de SE, BA e MG. Detalhamento: 10hs por evento (planejamento + capacitação) x 03 eventosValor total   R$ 4.000,00 sendo 2 Produtos de R$ 2.000,00 cada  
Serviços Especializados de SistematizaçãoContratação de Serviços especializados de Sistematização das ações, aprendizados e melhores práticas dos Dias de Ação dos NUCAs/CACs nos Estados de BA, SE e MGValor total R$ 9.000,00 sendo 3 Produtos de R$ 3.000,00 cada  
Assistente de Mobilização e ArticulaçãoContratação de suporte técnico (Assistente de Mobilização e Articulação) para atuar na mobilização coletiva dos municípios para estimular e orientar os profissionais para a conclusão do curso da Busca Ativa Vacinal, apoiando os municípios para capacitar suas equipes e treinar pelo menos 02 gestores ou profissionais, atendendo às estratégia estabelecidas e outras necessidades do projeto no estado da BA inclusive na divulgação e mobilização para as capacitações.Valor total de R$6.640,00, distribuído pro produto, conforme abaixo:
Atividade 4.3 – R$1.500,00 (1 produto)

Atividade 4.4 – R$1.500,00 (1 produto)

Atividade 7.4 4 produtos no valor de R$560,00, totalizando R$2.240,00

Atividade 7.7 2 produtos no valor de R$700,00, totalizando R$1.400,00
Serviço de Assistente em ComunicaçãoContratação de serviços de Assistente em comunicação, com ênfase em mobilização social por meio da mídia e avaliação de métricas de redes sociais com o objetivo de garantir o maior alcance da campanha vacinal infantil para os municípios dos estados de Bahia, Sergipe e Minas Gerais.Valor total R$ 6.000,00 sendo 4 Produtos de R$1.500,00 cada

Observações:

O/a Prestador/a de Serviços deverá ter disponibilidade para participar de reuniões remotas, capacitações e outros eventos promovidos pelo CDJBC (remotas e presenciais), bem como para viajar;

Os pagamentos serão realizados mediante apresentação da Nota Fiscal e da aprovação do Relatório pertinente ao produto.

2.2) Profissional Celetista

FUNÇÕESSALÁRIO
Auxiliar AdministrativoA combinar
Observação: O pagamento do Salário seguirá rigorosamente a CLT.

3) DA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO

Para participar desse processo seletivo, cada Profissional deverá preencher o Formulário https://forms.gle/A9kwBoHnMEUPLhqj8 e inserir as comprovações exigidas.

Deverá ser anexados os seguintes documentos ao Formulário:

  • Currículo devidamente comprovado (arquivo único em versão PDF);
  • Outros documentos necessários: CNPJ, RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de quitação eleitoral (2020), PIS, comprovante de residência e comprovante de Vacinação contra COVID-19 – mínimo de 02 doses (arquivo único em versão PDF).

A contratação será imediata para o desenvolvimento das funções no exercício de 2022.

4) ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

ETAPASPERÍODO
Publicação do Edital13 de setembro de 2022
Inscrição de participantes e envio da documentação (via formulário)Até 20 de setembro de 2022
Análise da documentaçãoAté 25 de setembro de 2022
Resultado Final, convocação e celebração do contrato com os/as aprovados/as30 de setembro de 2022

5) DISPOSIÇÕES GERAIS:

O CDJBC se resguarda em divulgar os nomes da composição da Comissão de Seleção.

É de inteira responsabilidade do/a Candidato/a manter os contatos de telefone e e-mail atualizados.

Serão priorizadas, contratações dos/as Profissionais que já tenham atuação em edições anteriores do Selo UNICEF Município Aprovado, outros programas do UNICEF e projetos desenvolvidos pelo CDJBC.

Havendo somente 01 (uma) inscrição para quaisquer uma das vagas, considerar-se-á habilitado/a, o/a candidato/a inscrito/a, se possuir as condições básicas exigidas neste Edital.

Em caso de ausência de inscrição para alguma das vagas em aberto, a Comissão de Seleção poderá apresentar proposta de recomposição junto aos/as inscritos/as.

Cabe a Comissão de Seleção a escolha e definição das/os Selecionadas/os, bem como, alterar o calendário, caso necessário.

Para os casos omissos neste Edital, o CDJBC seguirá os critérios estabelecidos em seu Manual de Práticas e Rotinas Internas.

Aracaju/SE, 13 de setembro de 2022.

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO CDJBC

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