Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual retoma as atividades em Sergipe

4
209

Um importante instrumento de articulação e intervenção em defesa dos direitos de crianças e adolescentes volta a atuar em Sergipe. Trata-se do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que foi oficialmente retomado na manhã da última sexta-feira, 28, durante reunião com a presença de representantes da sociedade civil organizada, do legislativo municipal, judiciário e executivo estadual. O encontro ocorreu na sede do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), em Aracaju.   

A reunião de retomada também marcou a eleição da nova coordenação colegiada do Comitê, que será conduzido coletivamente pelas instituições: IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito à Família – Seccional Sergipe; CDJBC – Centro Dom José Brandão de Castro; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe; Instituto Braços – Centro de Defesa de Direitos Humanos; e, IAIS – Instituto Amiguinhos da Inclusão.

E o trabalho do grupo já começou:  foram compostas diversas comissões temáticas que irão nortear as ações do Comitê em cada um dos territórios de Sergipe, bem como já foi definido o calendário de reuniões do grupo: todas as primeiras sextas feiras de cada mês, às 9h30, na sede do CDJBC.

Faça Bonito

O dia 18 de maio é lembrado como o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e o comitê já tem previsão de algumas ações que irão compor a Campanha “Faça Bonito”, alusiva à data, que em todo o país são realizadas ações de a mobilização em defesa de crianças e adolescentes vítimas da violência sexual. 

“O Comitê compreende que há necessidade de uma programação para chamar atenção para a Campanha do 18 de maio, e para isso, faremos uma ampla mobilização e sensibilização de diversas instituições, como Secretarias de Estado, Conselhos de políticas públicas, Mandatos do Legislativo e Executivo e instituições da sociedade civil”, destaca Joilda Aquino, representante que representa o CDJBC, uma das organizações sociais que compõem a nova coordenação.

Ela conta que a programação da campanha já conta com três atividades confirmadas: uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Aracaju, uma Tribuna Livre também na CMA, além de blitz educativa na orla de Atalaia, atividade que será realizada em parceria com a SETUR.  

O Comitê

Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é um espaço de articulação social que tem como objetivo coordenar ações e políticas públicas para prevenir, combater e erradicar a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Entre as atribuições do Comitê estão a formulação de planos e políticas de enfrentamento à violência sexual, a realização de campanhas de conscientização e mobilização da sociedade, a promoção de capacitação de profissionais que atuam no atendimento às vítimas, além da articulação de esforços entre os diferentes órgãos envolvidos para garantir a proteção das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Em Sergipe, o espaço já conta com a adesão de 48 organizações de todos os setores que integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes em parceria com atores sociais do Poder Executivo, Legislativo, Poder Judiciário, Conselhos Tutelares, Secretarias de Governo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Definitely believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the internet the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they plainly do not know about.

    You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without
    having side effect , people can take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks I saw similar here: Sklep online

  2. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with
    SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good gains. If you know of any please share.
    Many thanks! You can read similar art here: Sklep online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui