CDJBC INICIA NOVA ETAPA DO P1+2 NO ALTO SERTÃO SERGIPANO

0
48

O CDJBC iniciou nova etapa do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) com a construção de 137 tecnologias sociais que serão utilizadas para a produção de alimentos saudáveis e dessedentaçao animal. Esta etapa do programa será desenvolvido nos municípios de Gararu e Gracho Cardoso. No município de Gararu, serão implementadas 59 Cisternas Calçadão, 09 Cisternas Enxurrada e 01 Barragem Subterrânea, a mesma meta será implementada em Graccho, com exceção da Barragem Subterrânea que não tem previsão de sua implementação.

Os 02 municípios também serão contemplados com a implementação de 04 cisternas comunitárias para manejo da Agrobiodiversidade. A ação deve envolver 160 famílias, casando atividades de formação e implementação de campo experimental de sementes crioulas.

No dia 04 de setembro foi realizada a primeira reunião com a Comissão Municipal de Gararu para mobilizar as comunidades que serão beneficiadas pelo P1+2. Foram selecionadas 7 comunidades: Assentamento Nova Esperança (Monte Santo); e os Povoados Pias, Bela Vista, Golfinhos, São José e São João, Ouricuri, e, Jiboia.

Nos dias 09 e 10 foram realizados os primeiros encontros para Seleção e Cadastramento das famílias do Monte Santo, Jiboia e Golfinho. No dia 17 de setembro, a seleção e cadastramento ocorreu na comunidade São José, envolvendo também as famílias do entorno.

Informações sobre os programas:

No semiárido, guardar água da chuva é essencial para ter em tempos de seca. Essa água serve para beber, cozinhar, matar a sede dos animais e também para plantar e produzir alimentos. Por isso a ASA criou os programas Um Milhão de Cisternas (P1MC), criado em 2000, que garante água de beber para consumo das famílias e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), iniciado em 2007, que aumenta o armazenamento de água para produção de alimentos e dessedentação animal, a chamada segunda água.

Juntos, esses programas compõem o Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da ASA, ajudando a promover a segurança hídrica, alimentar e nutricional das famílias agricultoras além de gerar emprego e renda, fortalecendo a construção dos processos participativos para desenvolvimento rural da região (Fonte: https://asabrasil.org.br/projeto/p12/).