Educação e Direitos Humanos

O Centro Dom José Brandão de Castro acredita que a educação é um potente instrumento para superar as desigualdades sociais. Acredita que todos os direitos devem ser garantidos a todas as pessoas, e que os Direitos Humanos são valiosos e necessários para a garantia da dignidade dos indivíduos. 

A concepção de promoção dos direitos humanos, da defasa dos valores democráticos e da educação popular perpassa todas as ações da instituição. Nosso fazer parte da realidade dos educandos, primando sempre pela observação, escuta e pelo respeito pelos saberes e culturas locais. Para nós, educar é contribuir com a libertação do ser humano, e para isso, é imprescindível que os indivíduos se percebam instrumentos de transformação social, no bojo da defesa dos direitos humanos. 

Temáticas como Direitos Humanos, Gênero, Geração, Raça, Etnia e Meio Ambiente possuem ações específicas na atuação do CDJBC, mas guiam o trabalho da instituição de maneira transversal, perpassando todas ações e projetos desenvolvidos.  Nesse sentido, a instituição tem como princípios norteadores e diretrizes, diversos referenciais teóricos e legais, como: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), os Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS), a Lei Maria da Penha, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil, entre outros. 

É por isso que permanecemos desenvolvendo ações de educação popular, ambiental e formação para crianças, adolescentes, jovens, idosos/as, trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como, iniciativas que contribuam – e que cobrem do poder público – a promoção dos direitos humanos em Sergipe.