“Os pobres não precisam de esmolas
Precisam de escolas
Que eles acessem a cultura,
e não a viatura

Faça como eu: se desarme
E se arme com a arte
Porque só a educação e a arte
Vão transformar essa realidade”

Sob calorosas palmas, os versos do poeta Cláudio Viana, encerraram o Seminário de Lançamento da Pesquisa do Diagnóstico da Distorção Idade-Série dos Socioeducandos de Unidades de Internação da Grande Aracaju. Realizado pelo Centro Dom José Brandão de Castro, o evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 07, na Faculdade São Luiz de França.

A publicação lançada durante o encontro foi coordenada pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e é fruto de uma parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe (CEDCA) por meio do Fundo dos Diretos da Criança e do Adolescente (FUNDCRIA) e com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit).

A pesquisa apontou uma triste realidade: mais da metade dos adolescentes internos das unidades de medida socioeducativas da grande Aracaju estão fora da sala de aula: apenas 53 de um total de 122 internos. Dentre os que não estudam, 49 não matriculados por falta de documentação comprobatória de sua escolarização e 29 estão na lista de espera, aguardando uma organização logística para participar das aulas.

Josefa Laurentino, pesquisadora responsável pelo estudo conta que o caso que mais chamou a atenção foi de um adolescente de 16 anos com nove anos de distorção idade-série, inserido no 1º. Ano do ensino fundamental. Ao todo, 10 meninos e meninas cursam ensino fundamental menor, 43 o fundamental maior e apenas 5 que atingiram o ensino médio.

Após apresentar os principais dados da pesquisa, Josefa contou um pouco sobre a metodologia adotada na elaboração da pesquisa. Ao longo de 10 meses, a pesquisadora e psicóloga de formação levantou e cruzou dados, dialogou com profissionais que atuam nas unidades e estudou profundamente a temática da distorção idade-série para elaborar a pesquisa.

Para ela, muitos são os entraves para o avanço da garantia do direito à educação entre os internos. “Muitos socioeducandos não frequentavam a sala de aula por falta de agentes que pudessem acompanhá-los nas atividades escolares. Além disso, por questões de segurança, não é permitido levar materiais escolares para as alas”, apontou Josefa.

Outro entrave é a falta de valorização e de identificação dos adolescentes com a escola e com o modelo de educação vigente. “Os meninos e meninas já ingressam no sistema socioeducativo com distorção idade-série. Do mesmo modo, a falta de identificação também não está restrita às unidades. E este é um dos grandes desafios enfrentados: fazer a escola ter sentido para os adolescentes”, avaliou.

A coordenadora do projeto e coordenadora de projetos do CDJBC, Joilda Aquino, explica que o objetivo do estudo foi compreender a realidade da distorção idade-série e a importância da educação para a reinserção social do socioeducando, fazendo uma abordagem integral destes meninos e meninas. “Mais que isso, A pesquisa pretende fornecer subsídios provocar a construção de alternativas que permitam o acesso à educação de qualidade aos adolescentes internos das unidades de medidas socioeducativas”, destacou.

Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Glícia Salmeron, a pesquisa comprovou o que os atores sociais que defendem os direitos da criança e do adolescente já vivenciam e denunciam há tempos. “Meninos e meninas de famílias vulneráveis são exatamente os que sequer muitas vezes concluem o ensino fundamental. A pesquisa foi fundamental para que a sociedade possa, de fato, conhecer mais a fundo a situação da educação nas unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei da grande Aracaju”, destacou Glícia, que compôs a mesa de abertura do evento ao lado do Secretário Executivo do CDJBC, Gildo Alves, e do representante da Fundação Renascer, Frederico Dantas.

Rearticulação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual

O lançamento da publicação foi marcado pela reativação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, um espaço de articulação de sujeitos e instâncias governamentais e não governamentais, cujo objetivo é  fortalecer a política de direitos humanos de crianças e adolescentes e enfrentar as violações dos direitos sexuais de crianças e adolescentes em Sergipe.

O psicólogo Gerônimo Sérgio, que integra o comitê desde a sua criação, fez uma retrospectiva das principais ações realizadas pelo órgão e bem como alguns avanços na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos de meninos e meninas ao longo dos anos em que o Comitê esteve ativo, a exemplo da Lei que prevê a notificação compulsória da violência sexual, o Código de Conduta Ética do Turismo, e inúmeros eventos, articulações e campanhas de sensibilização da população para o tema.

“Crianças e adolescentes são um segmento que infelizmente não tem a sua voz garantida. A voz deles não tem de ser ouvida uma vez no ao durante uma passeata, mas todos os dias do ano. E esse seminário traz à tona a necessidade de percebermos que lidar com estas duas problemáticas (sistema socioeducativo e violência sexual) é uma responsabilidade nossa. É do poder público, mas é também da sociedade civil”, destacou Maria José Batista, militante histórica da causa da infância e representante do mandato do deputado Iran Barbosa.

Neste sentido, Acácia Gardênia Santos Lelis, presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB, reafirmou o um apelo às instituições que integravam o Comitê, no sentido de novamente se somar às ações do coletivo.

Formado por representantes da sociedade civil organizada, poder público e universidades, o comitê tem papel de auxiliar no monitoramento das políticas públicas voltadas para a população infanto-juvenil e promover o direito à participação de crianças e adolescentes em todas as esferas da vida social.

Diversidade

A diversidade de atores sociais que atuam na defesa dos Direitos da criança e do adolescente marcou o Seminário. Militantes sociais, representantes de organizações não governamentais e de órgãos do poder  Executivo e Legislativo participaram do encontro.

Entre as instituições que prestigiaram o evento, estiveram representantes da SEIT, do Gabinete da vice governadora, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Fórum DCA, Seed, SES, Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro Educacional e Faculdade Sonho Meu e SEMFAS.

6 COMENTÁRIOS

  1. Hello! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing
    very good success. If you know of any please share. Thanks!
    You can read similar art here: Ecommerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui