O Programa de Acesso à Água e a Terra é desenvolvido pelo CDJBC afim de fortalecer o desenvolvimento do homem e da mulher do campo, a partir de um processo de formação continuada, envolvendo capacitações e oficinas que colaborem com o desenvolvimento social de cada beneficiário. Para tanto, desenvolvemos diversas ações em parcerias com parceiros estratégicos que possam contribuir significativamente com o desenvolvimento do homem e da mulher do campo.

O acesso a água é necessidade básica para a existência humana. Beber água é fundamental para nos mantermos vivos e produzir alimento. O acesso a água e a terra é para todo/a trabalhador/a rural elemento de conquista de cidadania. A luta pela posse e direito da terra sempre esteve presente no CDJBC desde a sua fundação, vez que, o espírito da mística da entidade é justamente a valorização da terra por meio de processo de formação do público beneficiário e fortalecimento de suas ações por meio da conscientização do meio ambiente, propiciando o acesso a água potável para famílias do meio rural e desencadeando um trabalho inovador a partir de tecnologias sociais no meio rural que garantam a segurança, a soberania alimentar e nutricional. O acesso à água e à terra passou a ser desenvolvida como ação específica a partir de 2002 com o desenvolvimento do P1MC – Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais, tendo como principais ações e atividades: a mobilização social, a formação comunitária, e, a implantação de tecnologias para a conviência com o semiárido.

Um dos principais eixos de atuação do CDJBC é o acesso à água e à terra para trabalhadores e trabalhadoras rurais, posseiros, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. Foi este o propósito que deu origem à organização, em 1995, e até hoje permanece pulsante.

Por meio de programas e projetos, a exemplo do Programa 1 Milhão de Cisternas, a entidade já transformou a vida de 8.806 famílias, que tiveram acesso à agua para beber e 1.723 famílias que além da água de beber, passaram a ter água para plantar e colher o seu próprio alimento, por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). 

O CDJBC presta assessoria gratuita aos/as trabalhadores/as da terra, promovendo seu empoderamento, seja por meio de assessoramento técnico permanente, seja por meio de ações educativas com vistas ao fortalecimento do protagonismo das comunidades, tendo sempre como norte a valorização da diversidade de gênero, geração, etnia, religião/crença e raça e a defesa dos direitos humanos, da ética, da paz, da cidadania, e da educação. Neste sentido, a entidade contabiliza mais de 5 mil famílias beneficiadas com projetos e programas de formação e assessoramento voltado a práticas agrícolas e convivência com o meio ambiente. 

A defesa do patrimônio, artístico, paisagístico e histórico/cultural e a organização do acervo documental dos grupos e comunidades com as quais trabalha também figuram na missão do CDJBC.

5 COMENTÁRIOS

  1. Wow, fantastic weblog layout! How long have you
    been blogging for? you made running a blog glance
    easy. The overall glance of your website is excellent, as well as
    the content material! You can see similar here
    ecommerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui